Luisa Amaro estudou Guitarra Clássica no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor Lopes e Silva e prosseguiu os seus estudos em Barcelona, em 1983, com a guitarrista argentina Maria Luisa Anido. No ano seguinte começa a tocar com Mestre Carlos Paredes (1925-2004), que acompanha em guitarra clássica em centenas de concertos por todo o mundo, interrompendo essa actividade em Dezembro de 1993. Paralelamente, em 1989 frequenta o Curso Internacional de Guitarra em Castres (França), com o guitarrista argentino Roberto Aussel.
Desde 1996 que Luisa Amaro se dedica à guitarra portuguesa como compositora. Da sua busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um reportório diferente para um instrumento carregado de tradição simbólica, desafiando a guitarra portuguesa para outros pulsares e ritmos.
Dos inúmeros concertos realizados em todo o País, e para além das dezenas de espectáculos com a apresentação do trabalho “Canção para Carlos Paredes”, de 2004, destacam-se: espectáculo com a Orquestra Académica do Porto, sob direcção do maestro António Saiote (2001); música para “Devaneios Flutuantes”, bailado de Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes (2001-2002); concerto de Jubileu do Cardeal Patriarca de Lisboa (2003); concerto no Círculo Eça de Queiroz (2005); participação no Festival de Lisboa e no Festival MED de Loulé e concerto inaugural do Festival Islâmico de Mértola (2007). Em 2009 edita o seu cd "Meditherranios", com apresentação no "Museu do Oriente" em Lisboa. Em 2010,para o projecto livro disco "Geração do Novo Cancioneiro", compõe para "Poemas ditos por Maria de Jesus Barroso," (Editora Althum.com). Dos vários espectáculos realizados desde então, destacam-se Concerto em Madrid a convite da Embaixada de Portugal (Março de 2009), concerto em Trento, Itália (Agosto de 2010), Gala Mulheres de Vermelho, Lisboa (Outubro 2011), concerto Recreios da Amadora, na inauguração de exposição sobre Carlos Paredes (Fevereiro 2012).
 
© althum.com - Todos os direitos reservados    |   info@althum.com
Luisa Amaro Argvs ENGLISH
PORTUGUÊS